O que fazer quando a menstruação atrasa?

Miriam 20 de julho de 2011 0

Há vários motivos que podem causar o atraso da menstruação. Leia atentamente e não entre em pânico. Nem sempre tem uma gravidez atrelada a isso

*/ ?>

As mulheres têm muitas dúvidas quando o assunto se trata de atraso menstrual.  A primeira coisa que passa pela cabeça delas é uma possível gravidez, porém se esquecem que nem sempre um atraso menstrual pode significar uma gravidez, muitas mulheres fazem essa associação mesmo sem ter reais chances dela estar esperando um bebê.

menstruação atrasadaA primeira coisa é não se desesperar, afinal irregularidades no ciclo menstrual são bem comuns e muitas vezes não representam perigo algum à saúde da mulher.

O acompanhamento médico é muito importante justamente por essa razão: quando não se tem uma consulta freqüente a um ginecologista fica difícil entender essas situações.

Caso você tenha mantido relações com seu parceiro sem preservativo e sua menstruação estiver muito atrasada existem sim algumas chances de você estar grávida, no entanto, mesmo nesses casos existem reais possibilidades de se tratar de atraso comum ou então de outros problemas, tais como a síndrome dos ovários policísticos.

Se este for o seu caso, só para tirar a dúvida, você poderá adquirir um teste de gravidez de farmácia, mas isso não dispensa a consulta a um médico.

Quando o atraso é apenas de dias ou semanas não há necessidade de grandes preocupações, apenas quando o atraso  pular o intervalo de um ciclo inteiro é que  a preocupação deve aparecer e você deve procurar ajuda do especialista.

Sendo assim a primeira coisa a se fazer é avaliar as possibilidades de uma gravidez, se não houver possibilidades, espere uma semana e procure um médico, afinal o quanto antes for diagnosticado a causa do atraso melhor para a saúde da mulher. Mantenha a calma e não se desespere, procure um médico e tudo se resolverá.

Caso seja apenas irregularidades normais indica-se o uso da pílula anticoncepcional, ela, além de agir como método anticoncepcional, também serve para regular o ciclo menstrual e amenizar os sintomas da TPM, além é claro de amenizar as cólicas menstruais.

Portanto não se desespere, há vários motivos que atrasam a menstruação.  Vá regularmente a um ginecologista e, se for o caso ele irá indicar a pílula anticoncepcional adequada ao seu organismo.

Se for diagnosticado a síndrome dos ovários policísticos, o médico também irá indicar o tratamento adequado.