Antibiótico Corta O Efeito Do Anticoncepcional

Miriam 13 de janeiro de 2014 0

O antibiótico realmente corta o efeito do anticoncepcional, mesmo que seja o anticoncepcional injetavel mensal, por isso, fique atenta.

*/ ?>
Não é boato não meninas. O antibiótico realmente corta o efeito do anticoncepcional, mesmo que seja o anticoncepcional injetavel mensal. Conheço uma mulher que engravidou mesmo tomando anticoncepcional e achou que o problema era o medicamento, quando na verdade ele não estava tendo efeito algum.

Qualquer antibiótico pode cortar o efeito do anticoncepcional, devido à interação medicamentosa entre eles, podendo assim, gerar uma gravidez indesejada.

Antibiótico x Anticoncepcional

Visto que os antibióticos podem mesmo cortar o efeito da pílula para diminuir esse risco, sempre que a mulher tomar algum antibiótico ela deverá ter o cuidado de usar preservativo em todas as relações, até o final do tratamento da doença em questão, ou até parar de tomar o anticoncepcional injetavel mensal, se esse for o caso.

anticoncepcional injetavel mensal/

O antibiótico tem concentrados que conseguem diminuir a concentração de hormônios presentes na pílula (que circulam no sangue), tornando-a ineficaz no organismo.

Segundo os especialistas, isso ocorre porque os antibióticos destroem as bactérias intestinais responsáveis por gerar reações enzimáticas. Essas reações servem para liberar o hormônio estrogênio ativo na corrente sanguínea, o que impediria o período fértil.

Quais Antibióticos cortam o efeito do anticoncepcional?

Segundo os especialistas, antibióticos como amoxicilina, azitromicina e outros podem causar esse feito, e inda segundo eles, outros medicamentos também possuem esse efeito.

anticoncepcional injetavel mensal

Vale lembrar também que quando os antibióticos são utilizados com qualquer anticoncepcional de uso oral ou anticoncepcional injetavel mensal, incluindo a pílula do dia seguinte, eles diminuem consideravelmente a sua eficácia.

Matéria da Globo.com sobre anticoncepcional e antibiótico

É difícil de acreditar, e muitas mulheres vão achar que esse tipo de coisa não acontece com elas, mas temos uma péssima notícia, não só acontece como pode estar acontecendo agora. Engravidar é uma coisa séria, por isso, tenha cuidado.