Perguntas frequentes numa entrevista de emprego

Elda 11 de março de 2013 0

Saiba quais são as perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego e o que responder, sabiamente

*/ ?>
Numa entrevista de emprego, normalmente não sabemos quais perguntas serão feitas. Leiam com atenção as perguntas que seguem abaixo e prestem atenção nas respostas que poderão ajudar bastante.

1. Fale sobre si

Pergunta quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.

2. Quais as suas maiores qualidades?

- Respostas relacionadas com um bom profissional, aponte aquelas características relevantes como: proatividade, responsabilidade, entusiasmo, empenho, criatividade, persistência, competência, iniciativa, dedicação, entre outras.

3. Quais os pontos negativos/defeitos?

- É bem certo que essa resposta deverá ser bem breve, sem muita ênfase, pois serão poucas as hipóteses de um profissional falar mal de si mesmo (desorganizado, desmotivado, não cumpre horários).
O truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um “defeito” como: exigente demais, muito auto-crítico, etc.

4. O que procura num emprego?

- São várias as hipóteses de respostas como: é um desafios, crescimento profissional e pessoal, envolvimento, contribuição para o sucesso da empresa, participação num projeto ou organização de sucesso, etc.

5. Quais são seus objetivos a curto prazo?

- Seja específico e direto, tentando co-relacionar os seus objetivos com os da empresa.
Respostas como “ganhar bem” ou “aposentar-se” expressamente proibidas.

6. O que você faz no seu tempo livre?

- Sinceridade acima de tudo. Lembre-se que os seus hobbies demonstram não só a capacidade de gerir seu tempo mas mostra a preocupação com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.

7. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?

- É hora de mostrar tudo que sabe sobre a empresa, pois antes de enviar o curriculum, deverá pesquisar sobre a respectiva empresa falando sobre a atividade da empresa e mostre o seu interesse por ela. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.

8. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?

- Pense bem, um “não”a esta pergunta pode simplesmente acabar definitivamente com a hipótese de ser um candidato escolhido. Demonstre capacidade de trabalho com experiências vividas anteriormente.

9. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?

- Essa questão é para que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.

10. Que avaliação faz da sua última ou atual experiência profissional?

- Nunca se queixe, reclame ou fale mal do trabalho anterior, nem de pessoas ou algo relacionado. Fale sobre os pontos positivos relacionados ao ambiente, produto ou serviço da empresa. Apontando defeitos correrá o risco do entrevistador achar que o mesmo poderá acontecer no futuro relativo aquela empresa.

11. Quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?

- Tente falar sobre as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.

12. Nos dê um motivo para o escolhermos em vez de outro candidato.

- Chegou a hora de “vender”o seu produto. Apesar de ser bem complicada essa resposta, tente focar e falar sobre suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.

emprego entrevista

Seguem outras questões que também se perguntam numa entrevista. Pensem, estudem e reflitam sobre o que realmente desejam ao se candidatarem com a intenção de ingressar numa empresa.

1. Quanto tempo acha que vai levar até começar a contribuir positivamente para nossa empresa?

2. Quanto tempo pretende trabalhar aqui?

3. O que acha do seu chefe (atual ou anterior)?

4. Com que tipo de pessoa você encontra dificuldade para trabalhar?

5. Você sabe trabalhar em equipe?

6. Sabe delegar função?

7. Você acha que poderá ficar no lugar de seu chefe (atual ou anterior)?

8. O que espera encontrar nesta empresa?

E assim vai…. prestem bastante atenção no que vão responder. Numa entrevista você é o foco, estarão observando cada movimento.

Mantenha-se uma postura. Não se sinta à vontade demais, e cuidado para não constranger o(a) entrevistador(a). Não debruce na mesa, tome muito cuidado com suas atitudes.

Olho no olho. Converse e responda as questões olhando diretamente nos olhos do(a) entrevistador(a).

Business interview

Não minta, o corpo fala e você nem percebe. Você pode estar falando alguma coisa e o corpo dizendo outra.

Siga em frente e boa sorte!